Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 17 de março de 2015

Assumindo o próprio aprendizado.

Assumindo o próprio aprendizado.

Não espere nunca sair de dentro de uma sala de aula sabendo tudo sobre a matéria. O dever do professor é passa-la e esclarecer as suas duvidas, o do aluno é questionar até solucionar a duvida.
O resto, meu amigo, é estudo constante, afinal, quanto mais estudo, mais questionamentos e quanto mais questionamentos, mais conhecimento se adquire. A sala de aula é só um começo e deve ser o inicio da resolução de duvidas, é lá que a compreensão deve iniciar, mas não é nela que “tudo” finda.
A matéria é chata? A matéria é ruim? A matéria é complicada? A matéria é difícil? O professor é chato? O professor é sem graça? Logo, você se entedia? Pois é, tédio não ajuda a passar de ano, a aprender e, menos ainda, a passar na tal da OAB.
Ou você toca o barco, indaga e questiona quem estudou muito para estar na sua frente e chega a sua casa e estuda o máximo que pode ou, lamento, mas reclamar não vai ajudar coisa nenhuma.
Se você reconhecer suas dificuldades e encarar a superação delas como um desafio, além de aprender mais até o seu ânimo melhora. Bancos acadêmicos não foram feitos para quem só tem contato com o que estuda quando senta neles. O aprendizado inicia em sala de aula, o resto é dedicação ao estudo, ou seja, muita leitura!
E, acredite, quanto maior a profundidade da disciplina, maiores as dificuldades e os desafios. Vence quem não teme mergulhar no estudo, vence quem mais age do que arranja culpados por suas implicâncias, limites e dificuldades.
O problema é que os alunos tem essa incrível mania de encontrar culpados. Não compreendem a matéria, a culpa é do professor. Todavia, não indagam, não leem e fingem que compreendem a matéria.
Raros são os que vão além, os que abrem um livro, os que dedicam mais de uma hora por dia para estudar e dar sequencia ao aprendido em sala de aula. Vã ilusão crer que atribuir a responsabilidade pelo seu comodismo e desleixo ao outro surtirá algum efeito.
O professor sabe do que fala e está na aula para explicar. Explicou uma vez, não compreendeu, pergunte. Não compreendeu, pergunte de novo. Não entendeu, mas todos compreenderam? Sinal de alerta: você tem dificuldade na compreensão da disciplina e deve estudar mais em casa. Simples. Se conhecer e assumir as rédeas da sua vida e aprendizado é e sempre será o melhor caminho.

Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 17 de março de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.